Uma noite fria não impediu os adeptos do AFS de se deslocarem em massa ao Estádio do CD Aves, para o último encontro de casa em 2023. O candidato Paços de Ferreira visitava a Vila das Aves para o encontro grande da jornada 14 da Liga SABSEG, entre duas equipas que vinha de triunfos na jornada passada.
Em relação ao onze inicial, o técnico Jorge Costa (ainda de fora a cumprir castigo), destaque para o regresso de Luís Silva (falhou o jogo com o Porto B por acumulação de amarelos) e para a inclusão de Mercado no ataque.
Os primeiros minutos de jogo foram disputados sob uma intensa fase de estudo. A primeira ocasião de golo digna desse registo acabou mesmo por resultar no primeiro golo do encontro. Boa jogada de envolvimento pelo flanco direito, com Vasco Lopes a cruzar com intensidade para o desvio de Pedro Ganchas a caminho da própria baliza. O AFS passava para a frente do marcador com 17 minutos de jogo.
O primeiro golo foi galvanizador, e logo se seguiram outras ocasiões de golo. Aos 25 minutos foi Nenê a ganhar aos defesas em velocidade e a cabecear antes do guardião Marafona conseguir alcançar a bola, mas o esférico saiu por cima. A resposta Pacense só apareceu por volta da meia hora, com Matchoi a desenvencilhar-se à entrada da área do AFS e a rematar com perigo para uma boa defesa de Trigueira. Mas o primeiro tempo iria fechar com uma obra prima. Cruzamento largo de Zé Ricardo a atravessar a área e a encontrar Nenê, que com um gesto acrobático fez o que melhor sabe: o golo. No entanto, o experiente avançado seria traído por 4 centímetros na hora de festejar.
Assim sendo, as equipas seguiam para o intervalo com a vantagem Avense, que já parecia ser magra para tantas oportunidades.
Para os segundos 45 minutos a turma avense pretendia alargar a vantagem, pelo que iniciou o segundo tempo a tentar dar continuidade às boas ocasiões de que dispôs no primeiro tempo. E assim foi. Vasco Lopes arrancou bem pela esquerda e desmarcou Benny na cara do golo, com o médio a não conseguir faturar. Mas seria mesmo de bola parada, mais concretamente de grande penalidade, que se faria justiça no marcador. Fábio Pacheco derrubado dentro de área por Matchoi e Nenê a colocar o seu nome no placard. Estava feito o segundo, e fechavam-se assim as contas do marcador.
Assim, o AFS segurou o segundo lugar da classificação, num encontro que marcou o terceiro encontro seguido a vencer.
Assiste às declarações do nosso treinador adjunto Marco Leite AQUI.
O próximo encontro do AFS está agendado para quinta-feira, dia 21 de dezembro, pelas 20:15h, no Estádio da Luz, frente ao SL Benfica.