Menu

x

Três pontos ao cair do pano

12/12/2023

Jovens Dragões ainda assustaram, mas persistência Avense valeu o triunfo no Olival. AFS isola-se no segundo lugar da Liga SABSEG. Vem aí o Paços de Ferreira.

Separados por apenas quatro pontos, Porto B (4º) e AFS (3º) defrontavam-se naquele que era um dos jogos em destaque da jornada 13. A equipa da casa vinha protagonizando uma boa série de resultados, ao passo que a turma de Jorge Costa queria dar seguimento ao triunfo caseiro diante do Benfica B.

Em relação às escolhas iniciais, o míster Jorge Costa optou por escalar um onze muitíssimo semelhante ao da última partida, com a exceção de Zé Ricardo (regressado após suspensão) e de Fábio Pacheco, que entraram para os lugares de Fernando Fonseca e do castigado Luís Silva.

Respeito – O jogo foi antecedido por uma campanha da Liga Portugal (Foto – AFS)

O AFS entrou bem no encontro, tentando fazer uso de uma saída de bola apoiada para atrair o Porto B, e libertar rápido na frente. Já na frente de ataque, a ordem era para pressionar alto, e a estratégia surtiu mesmo efeito, com algumas recuperações de bola em fase adiantada nos primeiros minutos. Numa dessas situações surge mesmo o golo Avense. Aos 13 minutos Nenê é lançado em velocidade no ataque, passa pelo guarda-redes Portista e, com um toque de classe, empurra a bola para o primeiro da partida.

Na resposta, o Porto B também fazia uso da velocidade para criar perigo, em especial pelos vertiginosos Marcus e Wendel. Seria, no entanto, o lateral Rodrigo Pinheiro a dispor de uma das grande ocasiões do primeiro tempo, mas a atirar ao lado na cara de Trigueira. O guardião Avense seria de resto chamado a intervir perto do intervalo, evitando três golos quase certos com intervenções de alto nível. Assim, o AFS seguia em vantagem para o intervalo.

Equilíbrio – A primeira parte foi muito disputada (Foto – AFS)

No segundo tempo a formação azul e branca procurou tomar o ascendente do jogo, mas foi o AFS a aproveitar melhor as recuperações de bola, com várias saídas perigosas para o ataque. Seria no entanto de bola parada que surgiria o segundo golo Avense. Benny a cruzar largo para a área, cabeceamento de Anthony ao segundo poste e Nenê a encostar de cabeça, para uma primeira defesa de Francisco Meixedo em cima da linha, e a recarga certeira de Fábio Pacheco para o segundo.

A resposta Portista não se fez esperar e logo no minuto seguinte chegaram ao golo. Wendel a rodar e a cruzar para Vasco Sousa, que já dentro da pequena área desviou para o golo. A partir daí a equipa B do Porto carregou e aos 87 minutos fez mesmo o empate, com o jovem Rodrigo Mora a empurrar para dentro da baliza de Trigueira.

E quando o empate já supsistia no horizaonte das duas equipas, eis que aparece Lucca! Com jogo a terminar, Mercado desmarcou Nenê pela esquerda, com o avançado a cruzar tenso para a área, e o desvio incompleto de Meixedo deixou Jonatan Lucca com a possibilidade de ouro para desfazer a igualdade pela última vez no encontro.

Era o ponto final no triunfo do AFS, que devolve a formação da Vila das Aves ao segundo posto da classificação, agora à frente do CD Nacional e apenas atrás do CD Santa Clara.

Homem do Jogo – Trigueira recebeu a distinção individual por parte da Liga Portugal (Foto – AFS)

O próximo encontro do AFS está agendado para sábado, dia 16 de dezembro, pelas 18h, no Estádio do CD Aves, frente ao FC Paços de Ferreira.