Na manhã de 31 de dezembro discutia-se mais do que o último dia de 2023. O AFS visitava o CD Mafra com o objetivo de trazer os três pontos e a liderança para a Vila das Aves.
E foi mesmo o AFS a entrar melhor e a conseguir adiantar-se pouco depois dos sete minutos de jogo. Mercado fez um cruzamento tenso e Zé Ricardo apareceu na área para desviar de Olafsson e empurrar para dentro da baliza.
A resposta mafrense só se fez suar à passagem da meia hora, através de algumas tentativas de ter bola no meio campo ofensivo, a que respondeu a defesa Avense com a habitual atenção. Aos 40 surge o primeiro grande sinal de perigo da equipa da casa, com Trigueira a evitar o golo com o pé. Na resposta novo momento de festejo para o AFS. Lucca derrubado à entrada da área e Nenê a fazer o segundo da partida.
No segundo tempo até foi o Mafra a entrar melhor e a conseguir marcar, mas o golo foi anulado por fora-de-jogo. Respondeu o AFS com Vasco Lopes a rematar cruzado para uma defesa segura de Olafsson.
Até ao final, poucas foram as oportunidades capazes de incomodar o resultado, que dava assim a liderança ao AFS na passagem de ano.