Para o primeiro encontro de 2024, o AFS preparava-se para defender a liderança perante um aguerrido Leixões. Mas foi mesmo a turma de Matosinhos a adiantar-se no marcador logo aos oito minutos, por intermédio de Paulité. Cruzamento tento a percorrer a grande Área do AFS e o extremo Leixonense a colocar no fundo das redes com um remate acrobático.
A resposta Avense não se fez esperar e até esteve perto do empate. Numa das aproximações à baliza do Leixões acabou com Anthony Correia a sofrer grande penalidade. A equipa de arbitragem deixou seguir e o lance acabou por dar penalti…na outra área. Fabinho acabou por fazer o segundo na marca dos 11 metros.
No segundo tempo o AFS entrou apostado em dar a volta ao marcador e começou melhor. Cruzamento largo de Fernando Fonseca e ressalto a dar remate de Benny por cima.
Na resposta, mais um contra-ataque e mais um golo para o Leixões…
O melhor que a equipa da Vila das Aves conseguiu foi um golaço de Nenê à passagem da hora de jogo. Embora tivesse levantado o Estádio, o tento do goleador brasileiro não ofereceu novas esperanças quanto ao resultado final.