Menu

x

“Gosto de trabalhar em clubes ambiciosos”

25/09/2025

João Pedro Sousa foi hoje apresentado à Imprensa, ao mesmo tempo que lançou a sua estreia como treinador do AFS, sábado, na Amadora.

João Pedro Sousa está ao serviço desde terça-feira, mas apenas hoje falou pela primeira vez com o símbolo do AFS ao peito. O treinador apresentou-se à Imprensa e explicou os motivos pelos quais aceitou o convite da administração avense, pouco antes de se debruçar também o plantel, o mercado e o jogo com o Estrela da Amadora (sábado, 18 horas), que marcará a sua estreia no banco de suplentes. Na primeira abordagem aos assuntos correntes, João Pedro Sousa destacou a a visão e ambição que partilha com o clube e a confiança que tem no grupo que tem à disposição. Antes, porém, deixou uma mensagem ao antecessor. “Quero começar por fazer uma referência a José Mota, alguém que considero muito, uma pessoa e um treinador que ficará na história deste clube e da Vila das Aves. Um abraço para ele”, disse, antes de passar aos assuntos do dia propriamente ditos.

CONVITE E CHEGADA AO AFS: “Foi uma situação que já se colocou no passado algumas vezes, mas por um ou outro motivo nunca aconteceu. Deixou-me sensibilizado a insistência, no bom sentido, dos responsáveis do AVS Futebol SAD. Olhei sempre de forma positiva para esta oportunidade, de chegar a um clube recente e com um potencial muito grande, que está a crescer, está cada vez melhor organizado, melhor estruturado. Gosto de trabalhar em clubes que pensam de forma ambiciosa, que pensam em crescer e evoluir. Havia muito a unir-nos e foi por isso que acabei por aceitar o convite da administração, nomeadamente do meu presidente.”

AVALIAÇÃO AO PLANTEL: “Não gosto de esconder o que quer que seja. Avaliei o plantel e vi potencial, ainda que precise de ser reforçado. É um plantel que tem muitos jovens, muitos jogadores novos no clube, outros a estrearem-se neste contexto competivo. Precisamos de muito trabalho, mas isso faz parte do crescimento do clube. Estas dificuldades são normais. O mercado é cada vez mais difícil. Faz parte das minhas tarefa avaliar o que podemos recrutar. Conseguimos fazer regressar o Gustavo Assunção e agora vamos preparar também o mercado de janeiro. Mas quero reforçar que temos gente capaz de nos fazer chegar ao objetivo que pretendemos.”

CONTRATAÇÃO DE GUSTAVO ASSUNÇÃO: “Gosto de trabalhar quando há muita sintonia entre administração e equipa técnica. Aqui senti isso. Colocaram-me essa possibilidade, conheço muito bem o jogador e achámos que podia ser uma ajuda para o clube no sentido de reforçar o plantel.”

LESÃO PROLONGADA DE MOLINA: “Este mercado de jogadores desempregados não me agrada muito. A possibilidade de a contratação falhar é muito grande. Para essa posição temos jogadores que podem dar boas respostas. Diariamente vamos perceber a recuperação do Molina. Se não vier ninguém será bom sinal, ou de que ele está a recuperar rápido ou de que outros estão a dar boa resposta. Para ser franco, não perdi um único segundo a ver laterais-direitos, porque acredito que temos soluções aqui.”

JOGO NO ESTRELA DE AMADORA: “O jogo ideal é difícil de encontrar. Os jogos são sempre muito competitivos e difíceis. Tendo em conta que chegámos recentemente, a semana foi muito curta. Foi uma semana de avalição, tentar perceber as coisas dentro e fora de campo, ver como os jogadores se sentem. O trabalho tem incidido sobre nós, sobre as nossas ideias. Há coisas que estavam para trás que vamos aproveitar, claramente o maior foco do nosso trabalho somos nós. Além disso, estamos a ver onde podemos criar problemas ao Estrela, que também tem a condicionante de até lá poder apresentar treinador novo e isso mudar algumas coisas. Mas isso não controlamos, controlamos a nossa parte e temos que trabalhar o melhor possível com os dados que conseguimos apurar dos últimos jogos do Estrela.”

RESULTADO VS EXIBIÇÃO: “No futebol, o rendimento e o resultado são sempre importantes. No final do jogo poderei ser mais assertivo sobre isso, se virmos que já se percebemos evolução em algum ponto, se já assimilámos algumas das coisas que pretendemos. Importante foi percebermos que os jogadores não estão contentes, mas estão confiantes que podemos ter a primeira vitória e ter bons resultados. A primeira vitória vai acontecer naturalmente. Com bom rendimento estaremos sempre mais perto de ganhar. Não quero ganhar apenas o jogo com o Estrelaa e para ganhar mais jogos temos de conseguir passar a mensagem.”