Menu

x

“Quero ver evolução, mas com bom resultado”

17/10/2025

João Pedro Sousa fez a antevisão da estreia do AFS na Taça de Portugal e apontou a uma vitória para consolidar o crescimento da equipa, especialmente evidente após uma “paragem importante”.

O AVS Futebol SAD desloca-se, esta semana, a Fornos de Algodres para defrontar a Associação Desportiva de Fornos de Algodres, atual líder do principal escalão distrital da AF Guarda, na 3ª eliminatória da Taça de Portugal, a primeira para equipas de I Liga. Uma boa oportunidade para João Pedro Sousa avaliar a evolução da equipa, que teve duas semanas limpas de trabalho nesta paragem para jogos de seleções. O treinador acredita que a equipa cresceu e isso dá-lhe confiança para abordar um jogo que nunca será encarado como oportunidade aos menos utilizados, independentemente da diferença de escalões entre as duas equipas. A equipa vai jogar com os níveis de motivação no máximo, espera o treinador, que vinca dois objetivos para o jogo: ganhar e ver transferência do processo de treino para o jogo.

IMPORTÂNCIA DO JOGO: “O jogo é importante seguramente. Muito. Que temos obrigação de vencer, também claramente. Independentemente do escalão do nosso adversário – e especialmente neste momento e numa fase muito difícil para nós, temos muito de olhar para dentro e perceber o que rapidamente temos que melhorar e trabalhar e encarar este jogo da última forma que encarámos os últimos dois jogos, em que mesmo com resultados negativos fiquei satisfeito com alguns aspetos em relação à forma como a equipa competiu, especialmente no último jogo. Gosto muito da Taça de Portugal, a competição é importante para nós e a exigência temos de ser nós a levar connosco.”

AD FORNOS DE ALGODRES: “Do outro lado haverá, provavelmenrte, uma motivação muito especial por defrontarem uma equipa de I Liga. Nós temos de traduzir em campo aquilo que temos trabalhado durante a semana. Temos de ganhar o jogo em primeiro lugar. E se isso acontecer temos que perceber a forma como o conseguimos, para perceber se houve transferência do treino para o jogo no que diz respeito às ideias que passaram para os jogadores. Percebemos evolução no último jogo e agora quero continuar a ver essa evolução, mas agora com resultado positivo.”

PARAGEM COMPETITIVA: “A paragem foi muito importante. Descansámos após o jogo com o Alverca e depois praticamente não parámos mais. Foi importante, mas o regresso à competição também o é, porque foram duas semanas intensas, de trabalho, de passar informação. O regresso veio em boa hora e o jogo também.”

DIFICULDADES DA TAÇA DE PORTUGAL: “A competição, seja ela qual for, traz sempre coisas diferentes ao jogo e os jogadores têm de estar preparados para dar respostas. Neste caso vamos ter um adversário de escalões inferiores, num campo difícil, um adversário hiper motivado, mas nós temos de encontrar a nossa motivação. Nós temos de estar sempre motivados para jogar e para ganhar. Isso nem se pode colocar. Temos passado a mensagem, e os jogadores sabem, que vamos encontrar dificuldades. O adversário, o campo, a competição e até dificuldades internas, situações que temos de superar. É por aí que abordamos o jogo, sempre na perspetiva de evolução da equipa, do nosso jogo, tendo em vista não uma vitória, mas várias.”

OPÇÕES PARA O JOGO: “Oportunidades? Oportunidades é ganharmos o jogo e preparar o jogo. Não gosto de dar oportunidades, pelo menos dessas que estão a falar, porque não gosto de desvalorizar nem a competição, nem o adversário. Pode jogar um ou outro dos que jogam menos, mas mais até por questões intrínsecas ao próprio jogo ou de estratégia.”

RÚBEN SEMEDO: “O Rúben, em termos técnicos, achoi que toda a gente conhece e sabe a capacidade que vai trazer. Além disso, vai aportar lideramça, comunincaçao, que é um problema que temos, agressividade, que é outro problema. E um pormenor, vai fazer com que a média de altura seja maior, com o jogo aéreo ofensivo e defensivo. Traz um leque de opções diferentes das que tínhamos. Ele deixou tudo muito bem claro quando faleui com ele. Até ao momento teve uma carreira importante e ele foi o próprio a dixer que quer muito jogar, retomar a sua profissão, ajudar o clube. Esá a trabalhar de manhã e à tarde, está no espírito do clube, de todos juntos trabalharnos para ulktraoassar esta fase.”