Menu

x

“Tarefa extremamente complicada”

12/12/2025

João Pedro Sousa reconhece que o Sporting não é o adversário ideal para dar uma volta aos resultados, mas garante que o AFS tentará colocar em prática o que trabalhou para tentar o melhor resultado possível.

O treinador do AFS fez esta manhã a antevisão ao jogo de amanhã (20h30) contra o Sporting CP. Sem qualquer tipo de demagogia, João Pedro Sousa admite a dificuldade da tarefa numa fase em que tudo corre mal à sua equipa, ao contrário do rival, que vive uma excelente fase. A semana teve “trabalho mental”, mas também a explanação em campo daquilo que o técnico pretende ver em Alvalade. Passar isso para o jogo é obrigação do AFS e lutar pelo melhor resultado possível também, afiança o treinador, que concorda com o homólogo do Sporting quando este diz que a equipa avense tem “muito a ganhar e pouco a perder”, mas recusa completamente a expressão “tranquilidade”. Pelo contrário, até, “esta é uma situação stressante, porque ninguém gosta da posição que ocupa e dos resultados que tem conseguido”. Pode ver a Conferência de Imprensa abaixo.

EXPECTATIVAS PARA O JOGO: “Trabalhámos também o aspeto mental, fundamental em momentos como o que atravessamos atualmente. Sobre este jogo temos de ser honestos connosco a propósito do momento que estamos a viver, honestos sobre o jogo e sobre o adversário que vamos encontrar. E temos que assumir que vamos encontrar um adversário muito forte, com grande qualidade coletiva e individual e que está num excelente momento. São dimensões completamente diferentes, estamos a falar de diferenças gigantescas entre as equipas. Basta olhar para a classificação, para as dificuldades que nós temos tido e a facilidade que o nosso adversário encontra contra equipas do nosso nível, tendo em conta as dinâmicas que tem, a mobilidade e a qualidade dos seus jogadores. Temos uma tarefa extramemente complicada, mas a nossa obrigação é tentar colocar em prática o que treinámos durante a semana e tentar fazer o melhor resultado possível.”

DIFICULDADE DA TAREFA: “Percebemos a dificuldade da nossa missão e temos de ser honestos a analisar as coisas. Mas neste momento temos que nos preocupar connosco porque temos muitas coisas a corrigir, tendo em conta que os adversários nos colocam muitos problemas. É o jogo e o adversário ideal? Claramente não. Mas sublinho que vamos a jogo para trabalhar, competir e trazer o melhor resultado possível.”

JOGO MOTIVADOR: “É sempre motivador jogar contra uma equipa como o Sporting no seu estádio, mas confesso que o início da semana foi difícil. Difícil porque acreditavámos que teríamos um resultado diferente no jogo anterior. Isso nao conteceu e a forma como o jogo decorreu, com um penálti a terminar já depois de uma expulsão… Tudo isso mexeu com os jogadores, mas isso até é bom sinal. Tivemos o resto da semana para trabalhar, analisar as coidas e hoje estamos convencidos de que estamos prontos para competir e tentar trazer o melhor resultado possível.”

PALAVRAS DE RUI BORGES: “Não concordo nada com a parte de estarmos tranquilos. Não estamos nada tranquilos, porque vivemos um momento difícil e stressante. Stressante porque queremos sair da posição em que estamos. A distância para cima é já grande, temos dificuldades em pontuar e não gostamos dos resultados que estamos a ter nem da posição que ocupamos. Vamos pressionados a Alvalade por essa posição, pelo rendimento. Concordo é que temos muito a ganhar e pouco a perder.”

SISTEMA DE JOGO: “Vamos alterar porque há o castigo do Jaume Grau. Em termos de estrutura, provavelmente não vou alterar. Contra o rio ave apresentamos uma estrutura a defender e outra a atacar. Vamos tentar perceber no início se o Sporting joga com dois avançados, ou com um avançado e um medio ofensivo. Tendo em conta o onze do Sporting podemos alterar alguma coisa, mas dentro do que temos vindo a trabalhar.”