João Henriques fez a antevisão ao jogo diante do Sporting CP, a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal. O treinador destacou o percurso muito positivo da equipa de Vila das Aves nesta competição e quer ousadia amanhã para seguir em frente na prova.
O AFS defronta, esta quinta-feira, o Sporting CP no Estádio José de Alvalade, encontro a contar para os quartos-de-final da Taça de Portugal. João Henriques mostrou-se confiante para este jogo, mas ciente das dificuldades que vai encontrar nesta partida. O técnico da equipa avense realçou o grande percurso do clube que ainda não sofreu qualquer golo na competição. O Sporting mereceu muitos elogios, mas o treinador acredita que a equipa avense pode ser competitiva, ao mesmo tempo que abriu a porta para a estreia dos novos jogadores.
PERCURSO NA TAÇA: “Há coisas que não têm muita explicação, Liga e Taça são competições diferentes, o peso dos pontos no campeonato tem levado a que a equipa tenha sofrido golos em todos os jogos e esse peso tenha sido cada vez maior conforme as jornadas vão passando. Ao invés, na Taça, temos tido sucesso até ao momento, temos feito um percurso muito digno, condizente com aquilo que eram as expectativas do clube nesta competição que é ir o mais longe possível. Isso dá ânimo para uma equipa que tem sofrido tanto esta época.”
DIFERENÇAS ENTRE PREPARAÇÃO NA TAÇA E CAMPEONATO: “Na preparação do jogo, é exatamente a mesma coisa. Obviamente que não havendo a tabela classificativa com esse peso ali ao lado, para olharmos o que vai acontecer com os diferentes adversários, olhamos só para nós mesmos e para o nosso adversário de amanhã. Isso torna tudo mais leve na cabeça dos jogadores e também o facto de sentirem que é uma oportunidade, num jogo onde tudo pode acontecer.”
MOVIMENTAÇÕES NO MERCADO: “Os que saíram, não tem a ver com a qualidade dos jogadores em si, porque todos eles têm futuros bons à sua frente. Foi uma questão do plantel estar demasiado extenso. Tínhamos 31 jogadores quando cheguei, era muito difícil para todos se sentirem uteis, para nós trabalharmos, para nós sermos competitivos no treino para depois transportarmos isso para os jogos. Quanto às entradas, olhamos para as lacunas que nós consideramos importantes no plantel para termos um plantel mais competitivo e equilibrado e é isso que vão trazer esses jogadores.”
ANÁLISE AO ADVERSÁRIO E EXPECTATIVAS: “O Sporting CP tem 100% de responsabilidade neste jogo. Isso é natural, pois joga em casa, é o detentor do troféu, é a equipa que tem os melhores números ofensivos esta época. Nós sabemos que é uma equipa muito forte em termos individuais, coletivamente bem orientada, é o clube que é, grande em Portugal e está a fazer uma campanha extraordinária fora de portas. Portanto, este cartão de visita demonstra que a responsabilidade está toda do lado contrário. Sabemos que é um jogo onde tudo pode acontecer, queremos ser muito competitivos neste jogo, deixar sempre o jogo em aberto para que haja uma surpresa. Os jogadores têm qualidade, a equipa está a crescer em termos coletivos, a equipa pode ganhar a qualquer adversário, a qualquer momento se as coisas nos correrem todas muito bem. Vamos a Alvalade, respeitando o adversário, mas a tentar fazer o nosso jogo e o nosso jogo não passa por ir só defender, vamos tentar chegar à baliza do Sporting porque só assim é que conseguiremos passar a eliminatória.”
GESTÃO DO PLANTEL: “Nós vamos usar aqueles que consideramos que estão em melhores condições físicas, técnicas, táticas e psicológicas para abordar este jogo, tendo em conta o que fizemos há dois dias e aquilo que vamos querer fazer na segunda-feira com o Famalicão. Vamos fazer a nossa gestão, relativamente ao que é melhor para a equipa, vamos apresentar uma equipa competitiva, o melhor onze que podemos apresentar para este jogo, da mesma forma que queremos fazer com o Famalicão. Portanto, vamos ponderar muito bem aquilo que temos neste momento, até porque temos jogadores novos que podem ajudar nesta gestão. Vamos com um onze bem competitivo para defrontar o Sporting.”
Conferência completa no vídeo abaixo.